Nasceu em 05 de julho de 1944. Linha General Neto (Badensaberg). Na época município de Montenegro. Hoje município de Barão. Filho de Theobaldo Carlos Sipp e da Hilda Versteg. Segundo filho de 12 do casal. Trabalhou na lavoura até os seus 28 anos de idade.
Estudou até a 5ª série na Escola de Linha General Neto. Reiniciou o estudo fundamental na Escola Assunta Fortini e completou-o nos Exames de Matureza - Provas - Canoas e Estrela. O Ensino Médio foi obtido através dos Exames Supletivo. Cursos prepraratórios em Caxias do Sul e Porto Alegre. Provas - Caxias do Sul, Porto Alegre e Bento Gonçalves.
Aos 5 anos de idade já trabalhava fortemente na roça. Aos 10 anos de idade pisou num prego e em menos de 5 horas ja não podia mais caminhar. Ficou uma semana na cama. A mãe e o pai salvaram-o através do banho constante e na aplicação do balsamo de Springer. Depois de 1o dias caminhava de novo e ia junto na roça. Aos 15 anos, aproximado, deve uma hidropneumia. Ficando tempo no hospital e levou uma boa porção de injeções. Diáriamente durante mais que meio ano. Aos 18 anos de idade levou um chute na canela e deve que ser operado - abcesso sangüínea na parte distal da perna direita. Aos 25 anos de idade sofreu uma crise aguda. Apendecite. Consultado as pressas pelo Dr Lauro de Carlos Barbosa. Que também fez a cirrugia as pressas no hospital de Barão. Levando três cortes no abdomen. Duas as colocar trenas que removeram o líquido do espaço livre do abdomen. Ficou 14 dias no hospital e pós 30 dias da operação já jogava bola. Primeiro jogo em Linha Pimenta. Usava duas camisetas. Uma para jogar e outra servia de proteção. Amarado no barriga e com a ajuda do braço. - A parte machucada estava protegida.. Aos 63 anos de idade quebrou a pena num jogo de futebol de campo. Houve dupla fratura. Uma semana antes da última eleição estadual. E em fevereiro já jogava novamente futebol de campo. E, assim continua jogando futebol de campo. Odiado por alguns. Mas se sinte feliz. Já sofreu. Mais soube se cuidar. Graças a Deus.
Foi lider da Juventude da Comunidade Evangélica de Linha General Neto durante 5 anos. Fez com sucesso o papel de Hannes. Teatro - "Der Hannes vor Gericht". - Nos anos de 1986 até 1992 participava ativamente nas atividades da Comunidade Evangéliva de Linha General Neto.
Em 1966 foi aprovado para participar num estágio em agricultora na Alemanha. Período de novembro 1996 até abril 1969. Trabalhou na agricultura, estudou na Escola Agrícola e participou em diferentes cursos e saídas de campo providos pelas Instituções e associações específicas do setor rural.
Formou-se em Agricultura e Contabilidade Rural na Escola de Agronomia e Posto de Aconselhamento Agronômico Rotenburg da Câmara da Agricultura de Hannover - Rotenburg/Wümme - Alemanha.
Fez curso de Zootécnia no Instituto Educacional e Experimental de Zoottecnia de Echem - Alemanha.
Participou em cursos de manutenção, manejo e conserto de máquinas e implementos agrícolas nas Escolas Alemãs de Máquinas Agrícolas da Curadoria Técnica Agrícola - DEULA. Nienburg e Westerstede.
Participou no curso de Desenvolvimento Econômico, Social, Político e Cultural da Alemanha pós 2ª Guerra Mundial na Escola Superior de Münden - Alemanha.
Participou em vários e diferentes Seminários e Palestras referente ao setor rural na Alemanha. Foi integrante em viagens de estudo na Alemanha, oriental e ocidental, Holanda, Suiça, Portugal, Espanha, França e Belgica.
Visitou diversas feiras e Exposições referente ao setor rural na Alemanha. Como a semana do Verde. Berlin. A DLG (Maior exposição agrícola na Alemanha e Europa) de München, Franfurt e Hannover.
Visitou vários indústrias. Fabrica de tratores, implementos agrícolas, indústrias de fertilizantes, mina de extração de sal e potássio (800 metros subsolo) e outras.
Participou em várias saídas de campo visitando diferentes locais de pesquisa rural na Alemanha.
Visitou diversos barques históricos, museus, castelos e outros na Alemanha.
Fiz um clipe (video-super-8) para a Juventude Rural da Alemanha em 1967. A convite do grupo e o qual foi apresentado pela TV-Alemã. Lucro da promoção foi para os orfanatos.
Formado em Ciências (Licenciatura curta), Biologia (Licenciatura Plena) e em Ecologia Humana (Pós-graduação) - UNISINOS.
Fez curso de Extensão Universária referente o uso de instrumentos de baixo custo em laboratório de física e química - UNISINOS.
Participou em diferentes reuniões técnicas e dias de campo referente ao setor rural e ecologia.
Participou nos Congressos Estaduais de Educação Ecológica - Porto Alegre (1º), Ibirubá (2º e 3º) e no 1º Congresso Brasileiro de Educação Ambiental - Ibirubá-RS.
Vereador pelo PDS na primeira gestão do município de Barão. Ocupou o cargo de Secretário da Câmara no 1º e 4º Período Legislativo e Presidente da Câmara no 2º Período Lagislativo do município.
Participou, junto com o vereador Belmiro Mertins no 1º e 2º Congresso des Vereadores Sulbrasileiros em Torres (1989) e Joenville (1991).
Participou, junto com os vereadores Belmiro Mertins e Harri Seibert no primeiro Congresso dos Vereadores Sulbrasileiros em Santa Maria ( 1990). Também participou em Congresso de Vereadores - Porto Alegre, Gramado e Cidreira.
Foi candidato e Deputado Estadual: - 1990 pelo PDS - 2160 votos. Votos em 103 municípios: - 1994 pelo PSDB - 2475 votos. Votos em 84 municípios: - 1998 pelo PSDB - 2363 votos: - 2002 pelo PPR - 1249 e 2006 pelo PSDB - 622 votos. Votação média - 1774 votos.
Nos anos de 1996 e 2000 foi candidato a prefeito de São Vendelino. Obteve a votação respectiva de 43 e 37%. Participou ativamente na fundação do PSDB de Barão e foi o responsavel pela formação do PSDB em São Vendelino por duas vezes.
Iniciou a carreira de professor em 1976 na Escola de Linha General Neto/Barão. Em 1980 asumiu um segundo contrado na Escola de São Vendelino. Em 1988 foi de Linha General Neto transferido para a Escola Asssunta Fortini - Barão. Em 1990 passou o segundo contrado para a Escola de São Vendelino. Tem pequenos período trabalhado na Escola de Santa Terezinha/Bom Princípio e no Colégio Santo Inácio de Salvador do Sul.
Implantou na Escola de São Vendelino um trabalho específico referente a ciências - trabalhos orais apresentados pelos alunos - O CONCI ( Contato com a Ciência), nome escolhido pela então aluna Cristina Seibert. Além disso coordenava entre os alunos o plantio de árvores nativas.
Em 2005. Segundo o Instituto de Pesquisa de Boa Vista do Buricá. Foi professor de destaque no município de São Vendelino. Obtendo 48 % de aprovação.
Pesquisou durante 10 anos o clima de Linha General Neto. Específico - precipitação anual e dias disponíveis ao trabalho de campo durante o ano. Apontando os meses de maior e menor precipitação. Criou a associação de Pesaquisa Rural, sem cunho oficial. Pesquisando em específico a produtividade agro-pecúaria local.
Tem trabalhos específicos em ocorrência de simulideos (Borrachudo). Coletou dados nos municípios de Barão, São Vendelino, Bom Princípio, Feliz, Nova Petropolis, Gramado, Canela, Três Coroas, Sapiranga, Campo Bom e Portão.
Em 1961 foi elemento fundador do Esporte Clube AURORA de Linha General Neto. Onde até hoje o coordena e ainda jogo o seu futebol.
Em 1986 fundou o Encontro de Colono de Linha General Neto. Coordenou ele por 6 anos. Trazendo pessoas de considerado respeito: Ernesto Krug, Celso Bernardi, Odacir Klein, Helmuth Simon, Otávio Germano e outros. Atualmente o evento tem a denominação de Festa do Colono.
Em 1993 foi presidente do CMD de São Vendelino e em 1994 em Barão. Levou várias delegações de esporte para o programa "Encontro do Esporte" na TV-Guaiba. Responsável em trazer a Rádio-FM de Montenegro para transmição da final do campeonato de Futebol de Campo em São Vendelino. - São Vendelino x Vale Suiço.
Foi fotografo na cidade de Feliz por um ano e fotografou vários casamentos nos anos de 1970 a 1980 nas comunidade de Linha General Neto, Rodriguês da Rosa, São Vendelino e Linha Francesa.
Em 1995 organizou o primeiro Encontro das Famílias Versteg e Sipp. Mais tarde os encontros das Famílias Haefliger, Rucks, Patzlaff, Jahn e Tang. Além disso tem um estudo aproifundado das famílias Ebeling, Allebrandt, Rauschkolkb, Hahn, Menger, e outras.
Reeditou o livro "As Vítimas do Bugre". Narando a história do sequestro da famìlia Versteg pelos Gaigangues. Persegido pelo Indio conhecido como Luiz Bugre.
Tem um amplo estudo referente aos imigrantes da Ex-colônia Santa Maria da Soledade e seus moradores de 1880 e detalhado a História da Igreja Evangélica de Linha General Neto.
Organiza viagens de estudo do grupo da oitava série de São Vendelino para Camboriú e Beto Carreiro. Deste 1990 e em 2004 a do 3º Ano do Ensino Médio de São Vendelino para o Rio de Janeiro.
Levou muitos motorista de empresa pela primeira vez para Porto Alegre e outras cidades. Exemplo: Orientou a primeira viagem da Santa Luiza. Empresa de Turismo para Porto Alegre.
Atualmente continua trabalhando na Escola de São Vendelino onde iniciou em 1880. Encerrou 30 anos de serviço em 01 de agosto de 2010. Além disto continua nos trabalhos de estudos das famílias e da História da Ex-colônia Santa Maria da Soledade.
São alguma realizações do Sipp. Sempre passivo. Nunca tinha aprovação possitiva das suas candidaturas. Mas continua sem se importar. Tem colegas e companheiros ao receberem o sandinho. Tão logo que ele faça o seu giro. O mesmo está amaçado e jogado no chão. Tudo isto não o encomoda. Continua na sua honestidade e respeito para qualquer pessoa. Tem muita admiração para sua mãe, irmãos, sobrinhos, alunos e sente saudades de certas pessoas já falecidas. Como Celso Sipp,Aloisio Schaefer, Remo Angst, a tia Alvina Mützenberg Sipp e em especial do pai Theobaldo Carlos Sipp. Foram pessoas que reconheceram as ambições e lutaram para os objetos do mesmo.
SIPP tem história?
CONFIA - SIPP-45741
Sr Valdomiro, procuro no Google a linha General Neto, antiga Badenserberg, onde nasceu minha Bisavó Catharina Kaipers, ela casou na Igreja de São João Francisco Regis com João Sattler, não sei se é hoje Francesa Alta, onde ficava essa Capela, poderia me ajudar.
ResponderExcluirgrato Aldo Luiz Segala
aldosegala@hotmail.com